Utilização de métodos de campo e laboratoriais para estimação de propriedades hidrodinâmicas do solo

Publicado
2020-05-29
Palavras-chave: Urban drainage. Retention curve. Curve of hydraulic conductivity. Beerkan Method. Drenagem urbana. Curva de retenção. Curva de condutividade hidráulica. Método Beerkan.

Resumo

O solo é de suma importância na drenagem urbana, pois auxilia na retenção da água proveniente das chuvas, através da infiltração, e reduz o escoamento superficial que tem como consequência as inundações urbanas. Determinar as propriedades hidrodinâmicas do solo é essencial para compreender esses processos. As propriedades hidrodinâmicas do solo são determinadas pela curva de retenção da água no solo e a curva de condutividade hidráulica. A determinação das propriedades hidrodinâmicas do solo requer ensaios de campo e de laboratório bastante dispendiosos, oneram e demandam um longo tempo de execução. Desse modo, o objetivo desse trabalho é determinar as propriedades hidrodinâmicas do solo pelos métodos Beerkan e Função de Pedotransferência. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife, constituindo-se das etapas de coleta de amostras, ensaios de campo e ensaios de laboratório. O perfil do solo dos pontos amostrais do local de estudo foi classificado como franco arenoso. As propriedades hidrodinâmicas do solo obtidos pelo método da Função de Pedotransferência estão coerentes com os observados na literatura e as curvas de retenção do solo e de condutividade hidráulica, apresentaram comportamento semelhante em todos os pontos analisados. Para o método Beerkan, foram determinados os parâmetros de forma e de normalização, apresentando valores aceitáveis comparados aos da literatura e além disso, as curvas de infiltração ajustadas, as curvas de retenção e condutividade hidráulica nos pontos analisados tiveram comportamentos semelhantes entre elas.

Como Citar
Macêdo, G., & Soares, W. (2020). Utilização de métodos de campo e laboratoriais para estimação de propriedades hidrodinâmicas do solo. Águas Subterrâneas, 34(2), 166–176. https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29809