Hidroquímica das águas subterrâneas do Sistema Aquífero Barrei-ras na bacia do Rio Pirangi/RN

Publicado
2020-03-20
Palavras-chave: Barrier Aquifer System, Pirangi River Basin, hydrochemical evaluation, groundwater contamination, nitrate. Sistema Aquífero Barreiras, Bacia do Rio do Pirangi, Avaliação hidrogeoquímica, Conta-minação de águas subterrâneas, Nitrato.

    Autores

  • Janaína Medeiros da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3943-4917
  • José Geraldo de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hélio Fernando Maziviero Programa de Pós Graduação em Geodinâmica e Geofísica. Departamento de Geologia/UFRN.
  • Cleidejane Teles Xavier Lopes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho objetiva avaliar o comportamento hidroquímico das águas do Sistema Aquífero Barreiras (SAB) na área da Bacia Hidrográfica do Rio Pirangi - Região Metropolitana de Natal, segundo os diferentes aspectos ambientais do uso e ocupação do solo, com destaque para a avaliação dos efeitos do desenvolvimento urbano na qualidade das águas subterrâneas. Inicialmente, foi definida uma rede de monitoramento com 30 poços seguido de uma campanha de coletas e análises físico-químicas de amostras de água.  A interpretação dos resultados foi efetuada com base em mapas de isovalores e diagramas hidroquímicos (Piper, Durov Expandido e Gibbs), sendo possível classificar as águas de acordo com fácies hidroquímicas e avaliar as modificaçoes hidrogeoquímicas nos diferentes contextos ambientais da área de estudo. Apesar das variações hidroquímicas observadas nos diferentes setores, de modo geral, as águas subterrâneas do SAB na área de estudo se caracterizam como levemente ácidas e de baixa salinidade, abrangendo predominantemente as fácies cloretadas sódicas magnesianas (Na+ - Mg2+ - Cl-) e cloretadas sódicas (Na+ - Cl-). Foi identificada contaminação das águas subterrâneas por nitrato em 30% das amostras, com destaque para as regiões mais urbanizadas. O aspecto climático é o principal fator controlador da química dessas águas, com a influência de fatores antrópicos do desenvolvimento urbano e de atividades agrícolas.

Como Citar
Silva, J. M. da, Melo, J. G. de, Maziviero, H. F., & Silva, C. T. X. L. da. (2020). Hidroquímica das águas subterrâneas do Sistema Aquífero Barrei-ras na bacia do Rio Pirangi/RN. Águas Subterrâneas, 34(1). https://doi.org/10.14295/ras.v34i1.29785