Geocomputação aplicada no problema de transporte acoplado ao fluxo subterrâneo em aquífero livre

Publicado
2020-01-28
Palavras-chave: Scientific Computing. Finite Element Method. Picard Iterations. FEniCS. Computação Científica. Método de Elementos Finitos. Iterações de Picard. FEniCS.

    Autores

  • Alessandro Firmiano de Jesus Academia da Força Aérea - AFA
  • João Paulo Martins dos Santos Academia da Força Aérea - AFA
  • Edson Cezar Wendland Universidade de São Paulo - USP

Resumo

A geocomputação, sendo a aplicação de métodos e técnicas computacionais para apoiar a resolução de problemas georreferenciados, auxilia a compreensão de fenômenos naturais relacionados aos recursos hídricos. Algumas ferramentas de geoprocessamento proporcionam mapas digitais que delimitam a bacia hidrográfica em estudo e ainda, a distribuição potenciométrica em conhecidas coordenadas no domínio computacional podem ser usadas na condição inicial e de fronteira do modelo hidrogeológico. Neste sentido, o artigo visa a implementação de técnicas da geocomputação na solução do problema do transporte de contaminante em aquífero livre. A metodologia proposta inicia na geração de uma malha não estruturada; gera a função para a condição de fronteira; aplica um método de iterações de Picard com estimativa inicial calculada numericamente; simula o campo de velocidades de águas subterrâneas em situações de poços de bombeamento e áreas de recarga e, finalmente, acopla a solução estacionária e não-linear do fluxo livre, obtida pelo método de elementos finitos, nos parâmetros advectivo e dispersivo da equação transiente do transporte de contaminantes. Resultados gráficos ilustram a simulação do comportamento hidráulico e as isolinhas de concentração em subsuperfície georreferenciada da bacia hidrográfica do Reservatório do Lobo no município de Itirapina-SP.

Como Citar
Jesus, A. F. de, dos Santos, J. P. M., & Wendland, E. C. (2020). Geocomputação aplicada no problema de transporte acoplado ao fluxo subterrâneo em aquífero livre. Águas Subterrâneas, 34(1), 30–38. https://doi.org/10.14295/ras.v34i1.29609