Caracterização hidráulica das camadas de um pavimento permeável

Publicado
2020-06-28
Palavras-chave: Infiltration. Best Management Practices. Beerkan Methodology. Hydrus. Infiltração. Melhores Práticas de Manejo. Método Beerkan. Hydrus.

    Autores

  • Artur Paiva Coutinho Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste
  • Tássia dos Anjos Tenório de Melo Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia
  • Lucas Ravellys Pyrrho de Alcântara Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Emília Carvalho de Gusmão da Cunha Rabelo Universidade Federal de Pernambuco
  • Severino Martins dos Santos Neto Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-2940-2129
  • Antonio Celso Dantas Antonino Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Os pavimentos permeáveis (PPs) são alternativas que reduzem os volumes dos hidrogramas de escoamento superficial gerados, além de favorecer a recarga dos aquíferos. Foi instalado um sítio experimental na cidade do Recife para estudo da técnica de PP com blocos vazados para amortecimento de alagamentos. O objetivo foi realizar a caracterização hidrodinâmica e avaliar a infiltração do revestimento e do subleito de um pavimento permeável a partir da metodologia Beerkan. Com isso foi possível simular o comportamento hidráulico do PP quando solicitado a um fluxo de escoamento superficial. Assim, conclui-se que o revestimento apresentou uma capacidade de infiltração maior que o subleito e a metodologia utilizada permitiu um entendimento isolado das propriedades de cada componente e uma compreensão conjunta do funcionamento hidráulico do dispositivo.

Como Citar
Coutinho, A. P., Melo, T. dos A. T. de, de Alcântara, L. R. P., Rabelo, A. E. C. de G. da C., dos Santos Neto, S. M., & Antonino, A. C. D. (2020). Caracterização hidráulica das camadas de um pavimento permeável. Águas Subterrâneas, 34(2), 191–203. https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29575