ESTUDO ISOTÓPICO DAS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO TAIAÇUPEBA (SUZANO, SP)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • MARIZA FERNANDA DA SILVA Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • VERIDIANA MARTINS
  • CHRISTINE LAURE MARIE BOUROTTE

Resumo

O Reservatório Taiaçupeba está localizado em Suzano, Estado de São Paulo e faz parte do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT), responsável por 15% do abastecimento de água da Região Metropolitana Leste de São Paulo.

É registrada a ocorrência de alumínio, ferro e manganês neste reservatório. O projeto objetiva um levantamento geoquímico e isotópico das águas e dos sedimentos de fundo da Bacia Taiaçupeba. Serão utilizadas ferramentas geoquímicas, além dos isótopos ambientais O, H, Sr e Pb para averiguação de possíveis recargas e fontes de água e sedimento para o reservatório.

O presente trabalho apresenta os resultados de isótopos de O e H e indica a origem das águas da bacia em estudo. Foi possível agrupar os resultados em quatro grupos distintos que caracterizam diversas fontes de água para o reservatório.

Como Citar
DA SILVA, M. F., MARTINS, V., & MARIE BOUROTTE, C. L. (2021). ESTUDO ISOTÓPICO DAS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO TAIAÇUPEBA (SUZANO, SP). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29452