Análise da vulnerabilidade e do risco a contaminação de aquíferos semiconfinados na Ilha de Cotijuba/PA

Publicado
2018-06-25
Palavras-chave: GOD. POSH. Water quality. Management of groundwater. Contamination risk. Amazon aquifers. GOD. POSH. Qualidade da água. Gerenciamento de águas subterrâneas. Risco a contaminação. Aquíferos da Amazônia.

    Autores

  • Raisa Nicole Campos Cardoso Universidade Federal do Pará
  • Edkeyse Dias Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Jessyca Camilly Silva de Deus Instituto Tecnológico Vale
  • Luiza Carla Girard Mendes Teixeira Universidade Federal do Pará

Resumo

Sabe-se que os recursos hídricos possuem importância vital para os seres vivos, principalmente a água doce, sobretudo as águas subterrâneas. Entretanto, com o uso e ocupação do solo, buscam-se estudos para desenvolver conhecimento sobre a avaliação da vulnerabilidade à poluição dos aquíferos. Para à avaliação da vulnerabilidade dos aquíferos na Ilha de Cotijuba, foram empregados os índices gerados por Gomes et al. (2012 através da aplicação do método GOD); para a mesma região de estudo. A análise do potencial de contaminação do solo foi determinada por meio da aplicação do método POSH. Para aplicação do método, foi realizado um levantamento in loco para identificação das fontes potenciais de contaminação localizadas próximas aos poços, assim como análises de qualidade da água para avaliar o grau de potabilidade da água subterrânea. Através dos resultados obtidos, foi identificado que 77,7% da área da ilha possuem baixo índice de vulnerabilidade e 22,3% com índice moderado, sendo que todos os poços são abastecidos por água de aquíferos semiconfinados, localizados em áreas de baixo índice de vulnerabilidade. Constatou-se, em relação à aplicação do método POSH, que a região de estudo apresentou 43,3% de área caracterizada com elevado potencial de contaminação, principalmente, ao tipo de esgotamento sanitário e atividades relacionadas à agricultura. No entanto, em áreas compostas por vegetação nativa, 56,7% da área apresentam baixo potencial de contaminação. Por fim, as análises de qualidade da água não apresentaram alterações significativas, no entanto, dois dos quatro poços indicaram presença de Coliformes Totais.

Como Citar
Cardoso, R. N. C., Gonçalves, E. D., Deus, J. C. S. de, & Teixeira, L. C. G. M. (2018). Análise da vulnerabilidade e do risco a contaminação de aquíferos semiconfinados na Ilha de Cotijuba/PA. Águas Subterrâneas, 32(2). https://doi.org/10.14295/ras.v32i2.29153