Aplicação do método de fluorescência induzida por laser na caracterização de áreas contaminadas com resíduos oleosos

Publicado
2018-02-23
Palavras-chave: Laser Induced Fluorescence. High-Resolution Site Characterization. Oil Waste. Poliaromatic Hydrocarbon. Fluorescência Induzida por Laser. Investigação Ambiental em Alta Resolução. Resíduo Oleoso. Hidrocarboneto Poliaromático.

    Autores

  • Fernando de Melo Krahenbuhl Petrobras - Petróleo Brasileiro SA. SMS/IRGN/MA
  • Elias Hideo Teramoto UNESP - Universidade Estadual Paulista LEBAC-RAIH/UNESP
  • Chang Hung Kiang UNESP - Universidade Estadual Paulista LEBAC-RAIH/UNESP

Resumo


A aplicação de perfilagem contínua, por meio do método de fluorescência induzida por laser (LIF), em uma área urbana com disposição pretérita de resíduos oleosos (superior a 30 anos), mostrou-se útil na delimitação tridimensional de resíduos oleosos em subsuperfície, indicando em tempo real e com baixo investimento a área passível de remediação. A comparação com dados obtidos por outras formas de investigação ambiental indica que o LIF é eficiente na detecção em campo, tanto de resíduos oleosos como de material oleoso impregnado no solo, independente do seu grau de intemperismo e da heterogeneidade na distribuição espacial. As respostas de fluorescência foram coerentes com o tipo de material encontrado, em que predominam hidrocarbonetos aromáticos policíclicos de cadeias maiores. O método foi sensível mesmo no caso de lentes delgadas de resíduos.

Como Citar
Krahenbuhl, F. de M., Teramoto, E. H., & Kiang, C. H. (2018). Aplicação do método de fluorescência induzida por laser na caracterização de áreas contaminadas com resíduos oleosos. Águas Subterrâneas, 32(1), 79–90. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28923