Utilização de máquina de vetor de suporte para previsão de níveis de água subterrânea

Publicado
2018-01-24
Palavras-chave: Hydrogeology. Water-table. Regression models. Water resources management. Hidrogeologia. Lençol freático. Modelos de regressão. Gestão de recursos hídricos.

    Autores

  • Thiago Boeno Patricio Luiz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0002-7054-1780
  • Guilherme Freitas Gaiardo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • José Luiz Silvério da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Este trabalho teve como objetivo utilizar uma técnica de regressão com Máquina de Vetor de Suporte para prever níveis diários de água subterrânea de um poço de monitoramento em aquífero livre no oeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, empregou-se séries temporais de nível estático e de precipitação pluviométrica, compreendidos em um período de monitoramento diário de 1468 observações. O intuito foi criar um modelo autorregressivo capaz de estimar os níveis de água subterrânea, a partir das séries históricas para horizontes de 120 e de 180 dias. Na etapa de teste do modelo, os ajustes das previsões realizadas apresentaram coeficientes de determinação estatístico (R²) de 0,89 e coeficientes de Nash-Sutcliffe (CNS) de 0,90, atestando a qualidade preditiva da metodologia empregada. Após a análise dos resíduos, constatou-se maior eficiência para a previsão de eventos de descarga, principalmente, para níveis estáticos altos. O uso da metodologia mostrou grande precisão para estimar os níveis de água subterrânea utilizando apenas as variáveis de nível estático e de precipitação, demonstrando grande aplicabilidade na área da hidrologia subterrânea.

Como Citar
Boeno Patricio Luiz, T., Freitas Gaiardo, G., & Silvério da Silva, J. L. (2018). Utilização de máquina de vetor de suporte para previsão de níveis de água subterrânea. Águas Subterrâneas, 32(1), 25–34. https://doi.org/10.14295/ras.v32i1.28921