Radar de penetração no solo aplicado à análise ambiental de posto de combustíveis pós-remediação

Publicado
2017-05-21
Palavras-chave: Groundwater. Contamination. Gas Station. Belém. GPR. Água subterrânea. Contaminação. Posto de Combustíveis. Belém. GPR.

    Autores

  • Danusa Mayara de Souza Universidade Federal do Pará
  • José Gouvêa Luiz Universidade Federal do Pará

Resumo

As águas subterrâneas são menos vulneráveis à contaminação do que as águas superficiais, todavia, uma vez gerada a contaminação, pode levar diversos anos para que o ambiente seja recuperado e até mesmo se tornar inviável economicamente, sua recuperação. Devido à ocupação urbana, as águas subterrâneas estão expostas a diversos tipos de contaminantes e entre eles estão os combustíveis, seja por vazamentos em tanques e linhas, seja por derramamento. Os hidrocarbonetos têm elevada resistividade elétrica, e por esse motivo, ao serem derramados no solo elevam a resistividade do ambiente em subsuperfície. Comumente, com o passar do tempo, a ação de bactérias nos compostos orgânicos dos combustíveis produz a sua biodegradação com a formação de ácidos que dissolvem íons do material do subsolo, fazendo com que a resistividade elétrica diminua bastante, transformando o ambiente em um bom condutor de eletricidade. Neste trabalho se pretendeu detectar a assinatura (resistiva ou condutiva) de anomalias associadas a derrames no Posto Braz de Aguiar em Belém/PA, que se encontra desativado. O levantamento geofísico foi realizado com o Radar de Penetração no Solo (GPR), usando uma antena de frequência central de 400 MHz, sendo os dados processados com o software REFLEXW. Uma assinatura de baixa resistividade foi detectada mesmo após a remediação do posto em estudo.

Como Citar
Souza, D. M. de, & Luiz, J. G. (2017). Radar de penetração no solo aplicado à análise ambiental de posto de combustíveis pós-remediação. Águas Subterrâneas, 31(3), 143–153. https://doi.org/10.14295/ras.v31i3.28797