AVALIAÇÃO DOS EFEITOS HIDROLÓGICOS DA UMIDADE ANTECEDENTE E DA ESPESSURA DO SOLO NA BACIA EXPERIMENTAL DO RIO SACI, RIO NEGRINHO/SC, COM O MODELO TOPOG_SBM.

Publicado
2015-06-01

    Autores

  • Fernando Helmuth Syring Marangon Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este trabalho discute com base no monitoramento e modelagem de processos hidrológicos a influência da distribuição espacial das condições antecedentes de umidade e da espessura do solo hidrológico na bacia experimental do rio Saci, com área de 10 ha, totalmente coberta com floresta, localizada no município de Rio Negrinho, SC. Foram analisados os hidrogramas de 20 eventos com discretização temporal de 10 minutos, ocorridos entre julho e novembro de 2008, frente ao conjunto dos dados monitorados e pela aplicação do modelo hidrogeomorfológico TOPOG_SBM. O modelo é totalmente distribuído, considerando variações nas propriedades físico hídricas dos solos baseado nas premissas do modelo TOPMODEL. As simulações foram realizadas com período de aquecimento de 200 dias. Os resultados demonstram que o desempenho do modelo é condicionado pelas condições iniciais de umidade no início das simulações. De maneira geral, os resultados das simulações indicam que o modelo subestima as vazões médias e máximas observadas na bacia e superestima a presença de áreas saturadas. Posteriormente foram realizadas simulações sem o período de aquecimento. Os resultados desta etapa demonstram ser fundamental a caracterização adequada das condições antecedentes de umidade para a simulação adequada dos processos presentes na bacia em questão. Conclui-se adicionalmente que nos modelos distribuídos o método contínuo é o mais adequado para esta caracterização. Por fim, foram realizados testes ampliando e reduzindo a espessura do solo hidrológico simulado. Os resultados desta etapa corroboram com a bibliografia, indicando que bacias com solos mais rasos tendem a apresentar maiores áreas saturadas, picos mais elevados de vazão e recessões abruptas. Por outro lado, solos mais espessos diminuem e atrasam alguns picos de vazão, propiciando recessões atenuadas. Ressalta-se que do ponto de vista do desempenho da modelagem, o cenário com solos mais espessos apresentou os melhores resultados quando comparados aos hidrogramas observados e a dinâmica de áreas saturadas da bacia estudada.

Como Citar
Helmuth Syring Marangon, F. (2015). AVALIAÇÃO DOS EFEITOS HIDROLÓGICOS DA UMIDADE ANTECEDENTE E DA ESPESSURA DO SOLO NA BACIA EXPERIMENTAL DO RIO SACI, RIO NEGRINHO/SC, COM O MODELO TOPOG_SBM. Águas Subterrâneas, 25(1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28442