POÇOS TUBULARES PROFUNDOS PARA AUMENTAR O FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DA COSANPA NO LOTEAMENTO CDP.

Publicado
2015-02-19

    Autores

  • Josafá Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema
  • Raimundo Maciel
  • Felisberto Centeno Junior
  • Alfredo Pontes
  • Jonathas Castanha Bezerra

Resumo

O presente relatório descreve de maneira consubstanciada os trabalhos desenvolvidos e resultados alcançados nos testes de produção escalonados dos seis poços tubulares de 270 metros de profundidades para exploração de água subterrânea de interesse da COSANPA, localizado no bairro da Providência em Belém-PA, sendo os Projetos dos Poços Tubulares executados conforme especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Levando ainda em conta as NBR – 12212 e 12244 de Abril de 1992. Os poços foram perfurados na primeira quinzena de Novembro de 1998, contudo, os testes de produção escalonados, só foram realizados em 11 de Novembro de 2013. Após a realização dos testes de bombeamento escalonados, recuperação, desinfecção, dentre outros, confeccionou-se o Relatório Técnico Final. A COSANPA vem desenvolvendo atividade voltada ao desenvolvimento de pesquisa em águas subterrâneas, possibilitando o abastecimento de água da Regiam Metropolitana de Belém – RMB, e em mais de 40 municípios do interior paraense. Além disso, estuda os aqüíferos da grande Belém quanto a suas potencialidades e fragilidades frente as atividades antrópicas, gerando conhecimento técnico, aplicado à proposição de medidas de proteção, uso racional e sustentável, e gestão de água subterrânea.

Como Citar
de Oliveira, J. R., Maciel, R., Junior, F. C., Pontes, A., & Bezerra, J. C. (2015). POÇOS TUBULARES PROFUNDOS PARA AUMENTAR O FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DA COSANPA NO LOTEAMENTO CDP. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28271