Simulação de fluxo e transporte de íons de vinhaça através de vertente da formação Rio Claro

Publicado
2015-08-10
Palavras-chave: Contaminant transport. Vinasse. Fertigation. Numerical model. HYDRUS 2/3D. Transporte de contaminantes. Vinhaça. Fertirrigação. Modelo numérico. HYDRUS 2/3D.

    Autores

  • Miguel Angel Alfaro Soto Unesp
  • Juliana Broggio Basso Unesp
  • Chang Hung Kiang Unesp
  • Martinus Th. van Genuchten

Resumo

A vinhaça é cada vez mais usada nas operações agrícolas como uma possível fonte de nutrientes e matéria orgânica. Neste artigo, são apresentados os resultados de uma simulação de fluxo subterrâneo da água e de transporte de íons, a partir da hipotética infiltração de vinhaça decorrente da fertirrigação na cultura de cana de açúcar. O estudo é aplicado a um corte bidimensional de solo de Ajapí (Rio Claro – SP). As simulações tiveram com a finalidade de avaliar a potencial contaminação das águas subterrâneas e de um córrego localizado próximo às fontes de infiltração. Foi realizada uma modelagem numérica empregando o software HYDRUS 2D/3D, usando dados representativos das propriedades físicas e hidrogeológicas do meio no local. Os cálculos consideram os fluxos da água e da vinhaça em regime permanente, em um meio poroso homogêneo e isotrópico representando os sedimentos da Formação Rio Claro. Os resultados obtidos apontaram que para os cenários hipotéticos, aqui apresentados, íons provenientes da vinhaça, em determinadas concentrações, podem apresentar alto potencial de contaminação tanto de águas subterrâneas como superficiais. Os resultados servem como alerta para a vulnerabilidade de áreas com cenários similares, quais sejam, de intensa fertirrigação com vinhaça. 

Como Citar
Alfaro Soto, M. A., Basso, J. B., Kiang, C. H., & van Genuchten, M. T. (2015). Simulação de fluxo e transporte de íons de vinhaça através de vertente da formação Rio Claro. Águas Subterrâneas, 29(2), 162–174. https://doi.org/10.14295/ras.v29i2.28239