Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, para divulgação de artigos científicos originais lidando com temas relacionados à hidrogeologia, bem como temas de recursos hídricos correlacionados.  
 
Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. 
 
O conteúdo da revista está organizada em três seções:
 
A seção Artigos - ART se constitui no corpo principal da revista. Nesta seção, a revista somente aceita publicar artigos totalmente inéditos, não sendo aceitos conteúdos que tenham sido publicados total ou parcialmente em outras publicações. Os artigos são focados totalmente em contribuições originais, de interesse e aplicações gerais, de cunho científico. Os artigos publicados nesta seção são os únicos avaliados por pares e indexados.
 
As outras seções tem cunho de divulgação científica.
 
Na seção Estudo de Caso e Notas Técnicas - ECNT, trabalhos envolvendo estudos de caso ou notas técnicas podem ser aceitos se incluírem informações inéditas sobre áreas e temas específicos de interesse da revista. Os trabalhos publicados nesta seção não são avaliados por pares nem indexados.
 
A seção Resumos de Teses e Dissertações - RTD publica resumos de dissertações e teses relacionadas à área da revista, a título de divulgação. Os trabalhos publicados nesta seção não são avaliados por pares nem indexados.
 
Finalmente, são publicados como anais de eventos relacionados às águas subterrâneas, notadamente do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo e Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Estes são publicados em suplementos específicos, separados das edições principais da revista.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Esta seção apresenta artigos assinados, não avaliados, de interesse para a área de hidrogeologia.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Contribuições originais não publicadas anteriormente

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso e Notas Técnicas

Nesta seção são publicados estudos de caso e notas técnicas que apresentem informação original e de interesse geral.

O material submetido será avalido sumariamente pelo Editor de Seção designado e publicado de acordo com sua decisão editorial.

Editores
  • Stela Cota
  • Juliana Freitas
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Serão publicados resumos de teses e dissertações já aprovadas, sem revisão por pares avaliadores da revista. A responsabilidade pelo texto é exclusiva do autor. O formato deverá ser extamente o mesmo da publicação no documento original (tese ou dissertação). A publicação dos resumos não é considerada como uma outra publicação (artigo, por exemplo), seu objetivo é exclusivamente o de divulgação de pesquisas na área.

Editores
  • Bruna Soldera
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos é duplamente cega, isto é, tanto os avaliadores quanto os autores não tem acesso às identidades uns dos outros. 

Os trabalhos submetidos são checados por softwares antiplágio disponíveis no mercado e de grande aceitação. Casos suspeitos são devolvidos para seus autores com as devidas justificativas. Os artigos podem ser resubmetidos, sendo que passarão por um escrutínio para verificação de sua adequação. 

O trabalho é submetido a pelo menos dois relatores para o julgamento de mérito técnico. Os relatores são escolhidos em instituições de pesquisa renomadas e independentes, nacionais e internacionais, sem participação na diretoria da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

Os relatores emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, podendo haver ou não a necessidade de revisão do texto. Casos controversos são enviados para novos relatores para que as dúvidas sejam dirimidas (avaliação dupla cega) e a decisão final é emitida pelo diretor associado em conjuto com os editores principais. 

O editor associado encarregado informará aos autores se o trabalho foi aceito, rejeitado ou se há revisões requeridas. No último caso, o editor devolverá os pareceres dos relatores, solicitando a revisão do texto. O texto revisado deve ser encaminhado pelos autores através do site da revista, dentro de um prazo razoável (geralmente, 15 dias, ou a critério do editor) e o editor iniciará mais uma rodada de revisão.

Após o aceite final do trabalho, o manuscrito final será encaminhado para diagramação, sendo que esse processo deve ser acompanhado pelo autor. 

A não observância das normas editoriais implicará na rejeição do trabalho enviado.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

This journal utilizes the LOCKSS system to create a distributed archiving system among participating libraries and permits those libraries to create permanent archives of the journal for purposes of preservation and restoration. More...

 

Corpo Editorial

EDITOR-GERENTE

Everton de Oliveira

EDITORAS

Juliana Gardenalli de Freitas

Stela Dalva dos Santos Cota

EDITORES ASSOCIADOS

Bruna Soldera

Bruno Pirilo Conicelli

Carlos Maldaner

Didier Gastmans

Edson Wendland

Elias Hideo Teramoto

Mirna Aparecida Neves

Paulo Henrique Galvão

Pedro Antonio Roehe Reginato

Reginaldo Bertolo

Rodrigo Lilla Manzione

Suzana Gico Montenegro

 

 

Conselho Editorial

André Virmond Lima Bittencourt

Ari Roisemberg

Chang Hung Kiang

Eduardo Chemas Hindi

Ernani Francisco da Rosa Filho

Eurípedes Vargas Jr.

Gerson Cardoso da Silva Jr.

Iara Brandão de Oliveira

Ricardo Hirata