Pesquisa de enterobactérias resistentes a antimicrobianos isoladas em poços tubulares na região serrana do Espírito Santo (Brasil)

Publicado
2016-03-22
Palavras-chave: Water wells. Enterobacterial. Bacterial resistance. Contamination. Poços Tubulares. Enterobactérias. Resistência Bacteriana. Contaminação.

    Autores

  • Divan Henrique Fernandes Barcelos ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS
  • Carina Knidel ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS
  • Rosicléa Oliveira Mattos ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS
  • Ana Paula Freire Castro ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS
  • Thaís Dias Lemos Kaiser ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo pesquisar a presença de enterobactérias resistentes a diferentes antimicrobianos nas águas de poços tubulares perfurados na região de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá – ES. Para isso foram coletadas amostras de 10 poços, sendo cinco poços em cada localidade. Essas amostras foram submetidas a testes laboratoriais para isolamento e identificação das bactérias presentes e posteriormente o antibiograma para enterobactérias. Na cidade de Santa Teresa 60% dos pontos de coleta apresentaram contaminação microbiana, já em Santa Maria de Jetibá, 80% dos poços estavam contaminados. Houve uma prevalência de coliformes totais, tais como Klebsiella pneumoniae, Enterobacter cloaceae, Enterobacter gergoviae e Serratia rubideae. Dentre as enterobactérias isoladas 33,4% apresentaram resistência a cefalotina e a tetraciclina e 16,7% a gentamicina. A contaminação microbiana em poços tubulares, e ainda a presença de contaminantes com resistência a antimicrobianos, mostra um considerável nível de interferência humana nesses ecossistemas, evidenciando a necessidade de um cuidado com a forma de utilização dessas águas, principalmente se a mesma estiver sendo utilizada em ambientes que lidam com a saúde humana.

Como Citar
Barcelos, D. H. F., Knidel, C., Mattos, R. O., Castro, A. P. F., & Kaiser, T. D. L. (2016). Pesquisa de enterobactérias resistentes a antimicrobianos isoladas em poços tubulares na região serrana do Espírito Santo (Brasil). Águas Subterrâneas, 30(1), 53–61. https://doi.org/10.14295/ras.v30i1.28583