Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Águas Subterrâneas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Cadastro

Entrar na página da revista: http://aguassubterraneas.abas.org/
Clicar em “CADASTRO” e preencher o formulário. Não esquecer de ativar as caixas de “LEITOR” e “AUTOR”

Submissão

  1. Entrar na página da revista: http://aguassubterraneas.abas.org/ e clicar em “PÁGINA DO USUÁRIO”
  2. Clicar em “AUTOR”
  3. Na página “SUBMISSÕES ATIVAS”, clicar em “Clique aqui para iniciar o processo de Submissão” (final da página) ou em “NOVA SUBMISSÃO” (coluna à direita).
  4. Na página seguinte: “PASSO 1. INICIAR SUBMISSÃO”, ativar a caixa “DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL” e escolher a seção apropriada para a submissão ( = “ARTIGOS”).
  5. Clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  6. Na página seguinte: “PASSO 2. METADADOS DA SUBMISSÃO (INDEXAÇÃO)”, incluir os nomes dos autores e seus respectivos e-mails.
  7. Complete o resto do formulário com os dados do artigo: Título, resumo, abstract, indexação e agência de fomento.
  8.  Clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  9. Na página seguinte: “PASSO 3. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO”, leia os itens 1 a 5 e, principalmente, o texto vinculado ao link “Assegurando uma Avaliação Cega segura”
  10. Para transferir o arquivo, clicar em “PROCURAR”. Na janela “PROCURAR ARQUIVO”  selecionar o arquivo e clicar em “ABRIR”. O nome do arquivo aparecerá ao lado do botão Browse. Clicar em “TRANSFERIR”.
  11. Sob o título “DOCUMENTO DE SUBMISSÃO”, aparecerão os dados do arquivo. Por exemplo:
    Nome do documento:                     9588-29437-1-SM.doc
    Nome original do Documento:          Drumond.doc
    Tamanho do Documento:                19KB
    Data de transferência:                     2007/10/19 11:48 AM
  12. Conferir os dados e clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  13. Na página seguinte: “PASSO 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES”, repetir os passos do item “TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS”, caso tenha algum documento suplementar a ser enviado.
  14. Clicar em “SALVAR E CONTINUAR”
  15. Na página seguinte: “PASSO 5. CONFIRMAÇÃO DA SUBMISSÃO”. Conferir os dados informados em “RESUMO DE DOCUMENTOS” e clicar em “CONCLUIR SUBMISSÃO”

Visualização do Andamento da Submissão

  1. O autor poderá acompanhar o andamento da avaliação. Para isso, basta acessar o sistema, localizar o nome do artigo submetido e clicar no link da coluna “SITUAÇÃO”, por exemplo: “Em fila para Avaliação”
  2. Os arquivos com os comentários dos revisores estarão disponíveis para leitura ou para baixar no computador, em “POR PARES”. Basta clicar no nome do “DOCUMENTO TRANSFERIDO”, que surgirá a opção para abrir ou baixar o arquivo.


 Orientações para Preparação do Artigo

O trabalho submetido para avaliação preliminar deverá ser digitado em programa Word for Windows ou compatível, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento duplo, em papel A4, margens de 2,5 cm, sem numeração de páginas e ter, no máximo, 30 páginas, já incluindo figuras e tabelas.

IMPORTANTE: O(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) instituição(ções) e endereço(s) para correspondências não devem constar do texto, a identificação do trabalho será feita pelo preenchimento dos metadados da submissão e pelo número de identificação gerado automaticamente. Referências a publicação(ões) do(s) autor(es) dentro do texto ou na lista de referências devem aparecer somente como "AUTOR", de modo a garantir uma avaliação cega segura.

O título do trabalho, com no máximo 140 toques, deverá aparecer na primeira página do trabalho, sem a identificação do(s) autor(es).

Antecedendo o texto serão apresentados dois resumos em Português e Inglês. Para trabalhos redigidos em Espanhol, o segundo resumo será em Português e o terceiro em Inglês. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, variando entre 1.000 a 1.500 toques, apresentando de forma breve e objetiva a justificativa do trabalho, os métodos utilizados, os resultados e as conclusões. Após o resumo, incluir obrigatoriamente uma lista de até cinco palavras-chave que expressem o assunto do trabalho.

O texto deverá ser redigido de forma impessoal, objetiva, clara, precisa e coerente.

O título do trabalho, bem como os das tabelas e figuras deverão ser apresentados no idioma do trabalho e em Inglês. As abreviaturas deverão ser identificadas, por extenso, na primeira vez que aparecem no texto. As unidades das grandezas numéricas deverão obedecer aos padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI).

As tabelas serão numeradas seqüencialmente e inseridas no final do texto. O título deve ser claro e conciso e colocado no topo da tabela. Outras informações relativas à tabela (origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da tabela, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que a do texto principal.
A tabela terá largura equivalente a uma coluna (7,5 cm) ou duas colunas (15 cm).

 

As figuras (mapas, fotos, perfis, esboços, gráficos, diagramas, etc.), devem ser numeradas seqüencialmente e inseridas ao final do texto. O título deve ser claro e conciso e colocado na base da figura. Outras informações relativas à figura (legenda, origem dos dados, observações, etc.), serão colocadas logo abaixo da figura, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que a do texto principal.
As figuras devem ser preparadas em preto-e-branco ou em tons de cinza, com tamanho equivalente a uma coluna (7,5 cm) ou duas colunas (15 cm). Caso as figuras excedam os tamanhos mencionados, elas serão reduzidas até ficarem com dimensões adequadas ao formato da página. Para uma boa legibilidade, os símbolos e caracteres de texto das figuras devem ter tamanho mínimo de 1 mm, mesmo após a redução da figura.
Serão aceitas figuras coloridas, desde que os custos de reprodução sejam pagos pelos autores do trabalho. Nesse caso, pede-se aos autores que consultem, antecipadamente, os editores para uma avaliação de custos.

As citações mencionadas no texto devem ser indicadas pelo sistema Autor-Data, obedecendo a norma ABNT NBR 10.520 (agosto/2002), ou a que estiver vigente. Abaixo seguem exemplos de citações:
ARTIGOS
Na sentença: sobrenomes dos autores em letras minúsculas, seguidos pelo ano entre parênteses.
Artigos até 2 autores: Conforme Anderson e Woessner (1992), o conjunto de equações algébricas resulta...
- Artigos com 3 ou mais autores: Segundo Zalán et al., (1987), a Bacia do Paraná é uma bacia intracratônica desenvolvida...
Várias obras do mesmo autor: a) do mesmo ano: Custódio (1983a), condiciona os indicadores geoquímicos da temperatura de aqüíferos à...Para Custódio (1983b), o uso das fontes termais com fins terapêuticos...  b) de anos diferentes: Para Rebouças (1976, 1979, 2002), a importância da água subterrânea pode ser auferida...

- No fim da frase: sobrenomes dos autores em letras maiúsculas, seguidos pelo ano, ambos entre parênteses....proximidades das zonas de ocorrência dessas fontes (ALFARO e WALLACE, 1994).
SIGLAS
- Entidade Coletiva: citar o nome da entidade por extenso, seguida da sigla. Nas subseqüentes, usar apenas a sigla. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2002)...
OUTROS DOCUMENTOS
- Órgãos Públicos: De acordo com dados apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente... (BRASIL, 2004)...políticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA (PARANÁ, 2003).
Leis, decretos, etc.: a) ...de acordo com o Artigo 2° da Lei 9.605 (BRASIL, 1998); b)  ...conforme determina o Artigo 1° da Portaria DAAE 717/96 (SÃO PAULO, 1996).


As referências bibliográficas citadas no texto deverão ser listadas no final do trabalho, em ordem alfabética, obedecendo à norma ABNT NBR 6023-08 (agosto/2002) ou a que estiver vigente.
LIVROS
CASTANY, G. Prospección y explotación de las aguas subterráneas. Barcelona: Omega, 1975.
PARTES OU CAPÍTULOS DE LIVROS
CUSTÓDIO, E. Principios básicos de química y radioquímica de las aguas subterráneas. In: CUSTÓDIO, E.; LLAMAS, M. R. Hidrologia subterránea. Barcelona: Omega, 1983a.
PERIÓDICOS

SHUSTER, E. T.; WHITE, W. B. Source areas and climatic effects in carbonate groundwaters determined by saturation indices and carbon dioxide pressures. Water Resources Research. Washington (DC), v. 8, n. 4, p. 1067-1073, 1972.
PUBLICAÇÕES SERIADAS

HEM, J. D. Study and interpretation of the characteristics of natural waters.
2., Geological Survey Water-Supply Paper, Washington (DC), n. 1473, p. 1-334, 1970.
TESES E DISSERTAÇÕES
OLIVEIRA, E. Ethanol flushing of gasoline residuals - microscale and field scale experiments. Waterloo, Ontário, Canadá, 1997. 291 p. Tese (Doutoramento em Hidrogeologia). Universidade de Waterloo.
CONGRESSOS

ANDRÉ, H.; RICHER, C.; DOUILLET, G. Les jaugeages par la méthode de dilution en 1970. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM IN HYDROMETRY, 1970, Koblenz. Proceedings… Koblenz : Unesco/WMO/IAHS, 1970, v. 1, p. 239-250.
RELATÓRIOS
Geologia Ambiental Ltda - GEA. Projeto PROSAM/PEB-07 - Relatório Final. Curitiba: 1998. Companhia de Saneamento do Paraná. Projeto Concluído. Áreas: Fervida e Botiatuva. 
LEIS
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 518 de 25 de março de 2004. Estabelece normas e o padrão de potabilidade da água destinada ao consumo humano. Diário Oficial da União, Brasília, v. 59, p. 266-270, 26 mar. 2004, Seção 1.

Informações Adicionais

Ao submeter o artigo à Revista Águas Subterrâneas, os autores declaram conjuntamente que consentem com a publicação do trabalho, com aceitação das recomendações dos relatores e a confirmação de não publicação em nenhum outro veículo enquanto estiver sendo avaliado pelos membros do Corpo Consultivo da revista.                     

O trabalho será submetido a pelo menos 3 (três) avaliadores, os quais emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, havendo ou não a necessidade de revisão do texto. Em caso de trabalho não aceito, será feito um comunicado aos autores informando, sucintamente, o motivo da recusa para publicação.

Após a adaptação do texto às recomendações dos avaliadores e editores, os autores enviarão ao Comitê Editorial uma cópia em meio digital para a análise final do trabalho. Os editores reservam-se o direito de fazer adaptações na forma do texto para manter a uniformidade da revista.

A não observância das normas editoriais implicará na rejeição do trabalho enviado.

Antes da impressão da revista, os editores disponibilizarão no próprio sistema uma prova do trabalho para verificação e correção de possíveis erros de digitação e/ou diagramação. Nesta etapa, não serão admitidas quaisquer alterações no conteúdo do texto. Os autores deverão se manifestar sobre a aceitação da prova no prazo de 5 (cinco) dias. Excedido esse prazo, o artigo será considerado pronto para impressão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 


ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil - eISSN 2179-9784